sexta-feira, 16 de julho de 2010

1 Adeus dowswing!

No último post falei que não existia sorte ou azar, mas sim dowswings. Faltou dizer como ultrapassar esses dowswings:

1)Parar. Tão simples, e ainda assim ninguém faz isto. Um stop-loss agressivo é a melhor maneira de evitar dias em que se perdem muitos buy ins seguidos. No cash, e para um jogador recreacional, podem ser 2 buy ins, para um pró que jogue 20 mesas podem ser 10 – a ideia deste stop-loss é evitar percas muito grandes causadas pela frustração e outros sentimentos menos positivos, sentimentos que regra geral os próprios jogadores não conseguem identificar.

2)Jogar menos mesas. Esta é outra daquelas que também deve ser fácil de implementar e ajuda mesma: com e massificação do Holdem Manager e do Poker Tracker, todos temos a mania que podemos jogar 10 mesas como se isso fosse a coisa mais natural do mundo – basta saber o PFR e o VPIP dos adversários para saber se este é um fish ou um reg. WRONG!!! O HM não vai ajudar ninguém a perceber que tipo de mãos é que cada jogar está a jogar em cada spot, nem a interpretar os sizings dos adeversários, nem permite jogar com as timing tells, nem perceber quem é que pode estar em tilt porque acabou de levar uma grande bad bet… Ainda assim, em alguns casos jogar muitas vezes compensa. Mas para lidar com um dowswing nada como reduzir o número de mesas e concentrarmo-nos numa quantidade destas que nos permite conhecer muito melhor cada um dos jogadores…

3)Escolher melhor os jogos. Jogar apenas mesas em que existem “jogadores recreacionais”, e tentar escolher as mesas em que temos posição sobre eles, evitando as mesas que estão infestadas de jogadores regulares. Também é importante conhecer bem a qualidade dos jogadores regulares (aka “saber explorar os weak regs”) e ter sempre debaixo de olho as stack sizes dos “jogadores recreacionais” – não serve de muito estar na mesa com 2 “jogadores recreacionais” se cada um deles só tem 10bbs…

4)Descer de limites. Esta é provavelmente a mais difícil de fazer, mesmo para quem leva o poker a sério. No meu caso, ainda há dois ou três meses desci de limites mesmo depois de ser ganhador ao fim de 150k mãos – mas teve de ser. Esta é uma regra difícil de seguir porque o nosso ego entra em jogo, mas descer de limites deve ser algo que todos devemos estar dispostos a fazer, não só para proteger a nossa banca como para nos ajudar a re-ganhar confiança.

5)Sessões mais curtas. Regra geral, ao fim de algum tempo em frente ao computador ficamos cansados, por mais que estejamos habituados a fazer sessões longas. Sessões mais curtas aumentam a quantidade de tempo que jogamos focados e perto do nosso 100%, reduzem a possibilidade de ficarmos frustrados e entrarmos em tilt. Mesmo quem queira continuar a jogar sessões longas deve aumentar a quantidade de pausas e a duração das mesmas.

6)Menos emoções. As emoções não têm nada a ver com o nosso melhor jogo, por isso parar imediatamente quando estas estão a tornar-se importantes na tomada de decisões é fundamental. Algumas das emoções que sinalizam a necessidade de parar imediatamente são o cansaço, a tristeza, a frustração, a raiva e o desespero. Durante o dowswing queremos jogar 100% concentrados no nosso jogo, por isso devemos eliminar completamente o álcool e as drogas. Se, por algum motivo em algum momento alguém se engana a ler a sua mão, provavelmente o melhor é parar porque provavelmente não está verdadeiramente focado no jogo.

7)Trabalhar longe das mesas. Apesar de o devermos fazer sempre, quando estamos num dowswing devemos reduzir o tempo jogado, aumentado o tempo gasto a estudar o jogo. Algumas das boas práticas incluem ler livros de poker, fóruns como o 2+2, vídeos dos sites como o leggo poker ou o deuces cracked e, acima de tudo, rever cuidadosamente as nossas sessões, tentando perceber onde é que estão os nossos erros – se é que eles existem. Partilhar algumas mãos com amigos ou conhecidos que joguem os mesmos jogos (ou parecidos) também é uma óptima maneira de trabalharmos o nosso jogo durante o downswing, assim como arranjar sweat seasons.

Simples, não é? Agora está na altura de usar todas estas ideias nas mesas...


1 comentários:

Feeds Comments
Anônimo disse...

Pessoal parabens pelo site! Bons posts e bom conteudo!
Está aqui muita informação preciosa para quem está a começar no poker.
Este artigo de downswing está tb bastante bom e com as ideias bem organizadas. Como complemento ao que disses-te para dizer "adeus ao downswing" deve-se trabalhar no C-game, fortalecer o aspecto mental de jogador de poker, fazer interrupções no grind de poker (dias 100% off poker, até sem estudo), distinguir resultados negativos devido a variância/coolers e leaks. Uma das melhores maneira paras aliviar a ansiedade e pressão lidar com "sessões" negativas é perceber todas as horas de poker jogadas durante dias/meses/anos fazem parte de apenas uma "unica sessão" e que inevitavelmente terá altos e baixos. O importante é que a grande sessão seja gradualmente positiva :)