quarta-feira, 21 de julho de 2010

2 Estratégia pre-flop - 3 bet (part 2)


Boas pessoal,

O nosso blogue tem cada vez mais visitantes, e isso dá-me motivação extra para postar.

No meu último post acabei com noções básicas sobre a construção do nosso random range de 3bet - se não o leram recomendo que voltem atrás para dar uma vista de olhos. Já neste texto vou escrever sobre os factores que modificam o meu range de 3bet.

Antes de começar vou deixar mais uma vez um gráfico que saquei do livro do balluga para facilitar o acompanhamento do post.



Também queria deixar duas definições que acompanham sempre ranges e poker.

Range polarizado em 3bet – É um range em que jogamos as nossas premiums e os nossos pure blufs/low; quanto mais polarizado está o nosso range mais curto é o nosso range de premiums e maior é o nosso range de bluff/low. Isso implica que parte do nosso range de premiums passa a ser jogado em call.

Range despolarizado em 3bet – É um range em que jogamos não só as nossas premiums mas também o topo das nossas medium hands; quanto mais despolarizado mais mãos temos no nosso medium range quando damos 3bet. Isso implica que parte do nosso calling range passe a fazer parte do nosso 3bet range.


Quanto a mim há duas informações principais em que eu me baseio para modificar o meu range de 3bet:  

  1. Posição
Quanto melhor a nossa posição na mesa mais combinações de mãos vamos poder jogar - quer em call, quer em 3 bet bluff. A razão para isto é que durante toda a jogado vamos sempre actuar por último.

Exemplos:

QTs no botão vs CO open é uma medium hand, ou seja, está no meu calling range e não no meu 3bet range. Já na sb pode ser uma combinação com que dou 3bet visto ser difícil jogar esta mão em call e tem os tais blockers com o Q e T.


2. Acção do vilan vs 3bet

        2.1 Folders – São jogadores que foldam demasiado à 3bet. Quanto mais foldarem mais quero polarizar o meu range.

        2.2 4betters – São jogadores que dão demasiada 4bet. Quanto mais tendência para 4bet tenham mais quero polarizar o meu range, e jogar ou pocket pairs com a intenção de dar 5 bet shove, ou o topo das minhas premium para dar call à 4bet em posição.

        2.3 Callers - São jogadores que dão demasiado call à 3bet. Contra estes jogadores quero despolarizar o range visto haver mais flops, e por isso quero ter combinações de mãos que flopem melhor. A posição tornasse um factor mais importante. Assim, quero aumentar a minha frequência de 3bet em posição e diminui-la fora de posição.

Exemplo:

Hero tem AQ na sb, villian abre no CO. Stacks 100bb com abertura de 3.
Folders - quero dar call para manter as mãos dominadas em jogo;
4 betters - depende: se for muito 4 better, dou 3 bet com intenção de 5 bet shovar; contra um 4 betters não maníaco dou call;
Callers - dou 3 bet por valor visto o villian fazer call com mãos piores.  

Abraços, qualquer coisa têm sempre a caixa de comentários.



2 comentários:

Feeds Comments
Unknown disse...

Bom post.. Gostei desta série de estrátegia pre-flop - 3bet. Btw.. eu como não jogo mais que micros a nível de cash.. estes conceitos fazem todos o sentido para medium e high stakes certo?

Lord disse...

olá Rui,

desculpa lá a resposta tardia mas agora só agora é que vi a pergnta...

Assim de repente, dizia-te para em microstakes te concentrares em 3betar sempre por valor, e não tens de pensar muito na construção do range...